As religiões surgiram como uma forma dos humanos responderem suas dúvidas existenciais: como surgiu a vida? O que acontece após a morte? As religiões estão muito fortemente ligadas à nossa cultura e à nossa noção de moral. Acontece que, num mundo tão grande, existem várias fés que muitos de nós desconhecemos totalmente. Conheça uma lista com 5 religiões que você provavelmente nem sabia que existiam.

1. Baha’i


A fé Baha’i foi fundada no século 19, na Pérsia, pelo profeta Baha’u’llah. Eles acreditam na unidade espiritual de toda a humanidade e creem num Deus único, que a mente humana não é capaz de compreender. Dessa forma, para eles, todos os ensinamentos de amor e tolerância de Krishna, Buda, Jesus, Maomé e Abraão são válidos, e o fanatismo e a intolerância são responsáveis pelos conflitos.  Existem cerca de 5 milhões de seguidores de baha’i no mundo.

2. Asatrú

Asatrú é uma religião neopagã que busca reviver as crenças nórdica que existiam no tempo dos vikings. Politeísta e baseada em lendas míticas, fundamenta-se na vivência das “Nove Nobres Virtudes”: Coragem, Verdade, Honra, Fidelidade, Disciplina, Hospitalidade, Laboriosidade, Independência e Perseverança. Asatrú surgiu na Islândia nos anos 60, onde é oficialmente reconhecida, assim como na Dinamarca e na Noruega.

3. Zoroastranismo

O zoroastranismo é baseado nos ensinamentos do profeta iraniano Zoroastro, que viveu no primeiro milênio antes de Cristo. A base da religião é a crença em um Deus universal, o Ahura Mazda, que vivia em conflito com as forças do caos, lideradas por Arimã. Um salvador chegaria à Terra para terminar a luta entre o mal e o bem. Tais concepções religiosas do zoroastranismo, como a crença no paraíso, na ressurreição, no juízo final e na vinda de um messias, teriam influenciado as grandes religiões, como cristianismo e islamismo. Hoje, existem cerca de 150 mil seguidores da religião, principalmente na Índia e no Irã.

4. Jainismo

O jainismo surgiu na Índia há 2500 anos e tem hoje cerca de 4 milhões de seguidores. A religião tem vários templos na Índia. Possui elementos do hinduísmo e do budismo. Eles não acrediram em nenhum Deus criador, e buscam atingir a perfeição espiritual através de ciclos de renascimento. Para se livrar do karma durante a vida, é preciso seguir doze votos, como praticar a não violência e não consumir produtos de origem animal.

5. Caodaísmo

Religião que surgiu no Vietnã em 1926, o caodaísmo, nome que significa a “terceira grande amnistia religiosa universal”, combina elementos do taoísmo, budismo, confucionismo e catolicismo. Atualmente, tem cerca de 6 milhões de seguidores. A missão dessa religião é tornar o mundo mais tolerante. Eles acreditam em um deus único, o Cao Dai, responsável pela criação da vida. Os seguidores dessa fé também acreditam em reencarnação e karma.

Adaptado de: Super Interessante

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top