O avião é reconhecido, por estatísticas, como o meio de transporte mais seguro que existe. Em cerca de trinta milhões de vôos anuais, existem apenas algumas dezenas de acidentes… E nem todos são dramáticos. Mas é verdade que as viagens de avião às vezes dão alguns bons sustos nos passageiros… Resolvemos apresentar aqui uma lista dos aeroportos mais perigosos e impressionantes do mundo!

1 - Aeroporto Juancho E. Yrausquin Saba (Antilhas Holandesas)

O aeroporto tem reputação de perigoso devido a sua localização entre montanhas e penhascos. Sua pista de decolagem também é extremamente curta, com menos de 400 metros de comprimento! Os vôos comerciais estão, evidentemente, proibidos. Somente pequenos aviões fazem viagem desde esse aeroporto.

2 - Aeroporto Tenzing-Hillary em Lukla (Nepal)

A National Geographic em 2010 nomeou esse aeroporto com o primeiro lugar no ranking dos aeroportos mais perigosos do mundo. Aqui está o por quê: Localizado a uma altitude de 2.800 metros, a pista tem um declive de 12% e mede apenas 20 x 460 metros. Acrescente a isso a topografia montanhosa do Himalaia e as condições climáticas, muitas vezes difíceis, e você terá uma imagem bastante precisa do aeroporto, onde os alpinistas começam sua viagem em expedição ao Everest já com muita adrenalina!

3 - Aeroporto Princess Juliana em Saint Martin (Antilhas Holandesas)

A estrutura do aeroporto não está caindo aos pedaços, mas nem por isso o medo é menor: por ter uma pista de uma distância extremamente curta e ser próximo demais das praias paradisíacas do local, é comum ver aviões sobrevoando a muito menos de 2 mil metros de altitude, perigosamente próximos dos banhistas. Apesar de receber até Boeings 747, nenhum acidente grave foi registrado no local.

4 - Aeroporto Internacional Courchevel (França)

Esta pista é sem dúvida alguma, a mais bizarra do mundo. Além de totalmente sinuosa, ela ainda é inclinada em 18,5º. Para piorar a situação, a pista é extremamente curta, com apenas 525 metros de comprimento. A estranha pista foi construída em uma área de esqui nos Alpes Franceses e foi usada na cena de abertura do filme 007 - O Amanhã Nunca Morre. Segundo o site The Times, "aterrissar no Courchevel dá medo, mas o pior é decolar, já que a visão de dentro do avião é prejudicada por causa da inclinação da pista".

5 - Aeroporto de Gibraltar (Grã-Bretanha)

Considerado o mais perigoso da Europa, o Gibraltar Airport é usado mais frequentemente pela Força Aérea Real, a divisão aeronáutica do Reino Unido. Assim como a península, o aeroporto mistura uma arquitetura antiga com trechos modernos, mas é a localização da pista que o torna tão peculiar. Ela corta uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Winston Churchill. Quando um avião vai aterrissar, a rua é totalmente bloqueada, como se fosse uma ponte que se eleva durante a passagem de um navio. Mas lá não é o meio do oceano: a distância para a cidade é de cerca de 500 metros. Quem mora por lá diz que não é tão perigoso assim, mas é melhor não arriscar, não é mesmo?

Adaptado de Viagem Mundo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top