O esporte é essencial para qualidade de vida, e um aspecto interessante é observar que existem modalidades esportivas com alto custo envolvido, para a minoria. Os custos nessas modalidades acabam selecionando público com maior condição financeira ou que possui patrocínio.

1 - Pólo

O pólo é esporte com tradição de séculos e com origem na Ásia, sendo uma das modalidades esportivas mais caras pelo mundo. O custo alto é envolvido pelos cuidados necessários para a prática, com equipamentos adequados. O cavalo que é fundamental no pólo tem preço partindo dos 50.000 reais.

2 - Golfe

O golfe também é considerado esporte com preço alto, com origem britânica, e muito apreciado pela alta classe. São diversas modalidades do golfe, e como exemplos muitos tipos de tacos, apresentando valor alto.

3 - Hipismo

O hipismo também requer o cavalo de qualidade e origem excelente, com adestramento do mesmo, roupas e ambiente adequado para competição. Portanto, são valores a considerar e muito caros para a prática desse esporte.

4 - Tênis

O tênis é um esporte muito seletivo, pois é necessário dispor da quantidade expressiva de dinheiro para a prática, com materiais adequados, como raquete, tênis, sem contar a própria aula que pode chegar a 500 reais mensais para o aprendiz da modalidade.

5 - Tiro ao Alvo

O tiro ao alvo é modalidade de esporte interessante e bem seleta, até porque são usadas armas de fogo ou de ar comprimido para essa prática. É envolvido teste de precisão e o manejo com a arma.
Além do custo alto com aulas e materiais importantes, é preciso de treinamento e disciplina, com equipamentos de proteção individual, sendo exemplos, protetor auricular e óculos próprios. Já as normas desse esporte diferenciado são reguladas pela International Shooting Sport Federation, ISSF, na Alemanha.

Adaptado de Zun

3 comentários:

  1. Jogar tenis não é tão caro assim.

    Da pra comprar uma raquete relativamente boa por menos de R$100 e muitas cidades tem quadras públicas.

    Uma mensalidade de aula não pode contar como gasto para a prática do esporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Como um monte de coisas, dá para colocar na conta dos impostos a fama de o tenis ser um esporte caro. Uma raquete nova e boa aqui sai por absurdos 600~700 reais enquanto a mesma raquete nos estados unidos sai por 150~200 dolares. Pode questionar que uma raquete entre 300 e 400 reais é muito caro mas quando lançavam essas chuteiras do Kaká ou do ronaldinho por 300 conto nunca ouvi ninguem reclamar.

      Bolinhas tambem., nos estados unidos é coisa de 2 dólares o tubo com tres bolinhas(as pessoas aqui gastam bem mais do que isso em cerveja nas peladas de fim de semana) enquanto aqui o mesmo tubo sai por coisa de 20 reais.

      E quadras? É só ter vontade do governo fazer.

      A Argentina que em termos economicos nunca foi melhor do que o brasil é para mim uma das potencias mundiais do tênis, qual a justificativa do Brasil??

      Excluir
  2. e a formula 1 não entra nesse top????

    ResponderExcluir

 
Top