O thrash metal celebrou seu 30º aniversário em 2013. Sim, uma nebulosa história do Rock 'n' roll pode aparecer quando tenta se datar o desenvolvimento de uma música de amplo alcance. Nós podemos confiantemente apontar para 1983 como o ano que amostras esporádicas de "Speed Metal" culminaram na verdadeira definição do thrash metal. Até então, uma pessoa tinha que se debruçar sobre pilhas de metal dos anos 1970 para ocasionalmente achar este metal mais carregado , como "Paranoid" do BLACK SABBATH, ou "Stone Cold Crazy" do QUEEN ou "Exciter" do JUDAS PRIEST, e enquanto o momento de chegada do MOTORHEAD há décadas coincidia com a aquele maior número de bandas energéticas do New Wave Of British Heaby Metal (RAVEN, VENOM, etc), não foi até o nascimento de uma nova geração, que pegou estes lições (além daquelas do punk rock), e levou tudo a um outro nível, que genuíno thrash metal nasceu.

01. METALLICA

Quem você esperava? Sim, por mais que todos os puristas do thrash tenham reclamado com o passar dos anos da mudança de direção desta banda, temos no final três grandes razões para garantir ao METALLICA o nº 1 nas melhores bandas de Thrash Metal: "Kill 'em All", "Ride The Lightning" e "Master Of Puppets". O primeiro disco acendeu a chama do thrash no verão de 1983, o segundo expandiu seus parâmetros e mostrou que o thrash podia progredir e não seria uma paixão passageira, e o terceiro decisivamente consolidou o movimento na percepção das massas com a mais impecável lista de músicas que os fãs jamais viram. Então qual o problema se o quarto trabalho do grupo "...And Justice for All" fez o grupo adentrar em sua era mais comercial? Com estes três discos essenciais, o METALLICA repetidamente marcou e aumentou o nível para o thrash metal em sua conquista global, para que todos os nomes acima também conseguissem seus próprios prêmios.

02. SLAYER

Para aqueles que não são nem um pouco curiosos de olhar atrás dos fundamentos do 'big four', há pouca dúvida de que o SLAYER resuma o thrash metal como algo extremo e puro. E por que não? Nenhuma outra banda fez mais para inflamar a sensibilidade das massas, graças às suas letras alternativas, satânicas e obcecadas com a guerra e por mais que tenham feito sofríveis alianças com outros gêneros pelos anos, o quarteto de L.A. criou o álbum quintessencial de thrash com "Reign in Blood" de 1986, que ainda são os 28 minutos de música mais letais já capturados em uma fita. E isto sem tirar nada dos outros quatro álbuns (e um EP) lançados durante a primeira devastadora década da banda - todos que se passam na curva evolucionária do thrash e alcançaram uma qualidade de influência somente superada pelo número 1 desta lista.

03. MEGADETH

Não importe o que você pense de Dave Mustaine, que pode ser controverso às vezes, ele merece todo o crédito no mundo por pegar um negativo e transformar em um gigantesco positivo. Seguindo sua expulsão do METALLICA, Mustaine merece um imenso crédito por se levantar do chão e canalizar toda esta inquestionável sede de vingança em uma nova banda, o MEGADETH, que traz o mais extensivo catálogo entre os grupos aqui listados. Por este caminho, ele providenciou mais controvérsias do que qualquer outro artista de thrash na história (desculpe, Lars), enquanto entregava um desigual, porém ainda positivo e intimidante, corpo de trabalho (incluindo os monumentais "Peace Sells... But Who's Buying?" e "Rust In Peace"), inclusos com letras provocantes e uma virtuosidade enlouquecedora.

04. ANTHRAX

Durante sua carreira, influenciaram fortemente o thrash metal com seus três primeiros discos, ao longo dos anos tem mudado o seu estilo musical, desde o lançamento do single "I'm The Man", incorporando elementos do rap. O grupo também é considerado um dos primeiros a ter lançado o gênero rap metal.
Com o lançamento do "Stomp 442" e "Volume 8: The Threat is Real", por causa de seu fracasso comercial, a banda estava muito perto da dissolução.

Em 2003, após um retorno nos estilo thrash metal com o álbum "We've Come For You All", em 2011 foi lançado o álbum de grande sucesso comercial e já apontado por muitos fãs como um dos melhores trabalhos da banda o "Worship Music".

05. TESTAMENT

Foi uma das fundadoras do movimento thrash metal da "Bay Area" em São Francisco ao lado de outras como Metallica, Megadeth, Forbidden, Exodus, Slayer,entre outras.

Adaptado de whiplash.net

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top