Há quase 28 mil espécies conhecidas de peixes em nossos rios e oceanos. Deste total, dá para contar nos dedos quais não têm uma cara bem esquisita. Não há muitas exceções. Com isso em mente, nos aventuramos pelas fotos dos peixes mais estranhos do mundo e escolhemos os nossos preferidos.

1 - O peixe-gota

Talvez seja injusto julgar a beleza de um peixe fora d’água, mas o peixe-gota (“blobfish”, em inglês) parece mais uma pelota de gosma do que uma criatura vivente. Mesmo assim, recentemente ele foi eleito o animal mais feito do planeta. Os peixes-gota vivem no fundo do oceano, onde as pressões são extremamente elevadas, e sua a aparência gelatinosa é uma adaptação brilhante. Sua carne pegajosa lhe permite permanecer flutuante em profundidades onde bexigas gasosas não podem funcionar. Os fãs do escitor Douglas Adams devem concordar que, provavelmente, os cruéis e nojentos vogons não devem ser muito diferentes do primeiro colocado na nossa lista.

2 - O peixe-escorpião

Assim como no caso do jawfish, também há toda uma família de peixes-escorpião. E esta parentada toda não recebeu esse nome por acaso: eles estão entre os peixes com o veneno mais perigoso do mundo, incluindo várias espécies que são classificadas como as mais venenosas.

A foto mostra o Pteroidichthys amboinensis, que adora enganar os desavisados com seus dons de camuflagem. Ele é um predador que se mescla ao ambiente, espera pela presa e então a inala para dentro de sua boca enorme. Para os humanos, porém, o perigo mora nas costas, cabeça e ao redor dos olhos desse peixe colorido. São nessas áreas que se concentram os ferrões venenosos, que são ativados ao sinal de ameaça. Uma dose grande demais da substância pode ser letal – além de bem dolorida.

3 - Sargo-de-dentes

Já vimos nesta lista vários peixes que têm dentes para lá de inusitados. O caso do sargo-de-dentes, porém, é diferente. Ele não tem dentes bizarros – pelo contrário, é provável que os dele sejam mais bonitos do que os meus.

“Um sargo-de-dentes adulto totalmente crescido terá incisivos bem definidos posicionados na frente da mandíbulae e molares definidos em três fileiras no maxilar superior e duas fileiras na mandíbula inferior”, explica a escritora científica Becky Crew.

Como os seres humanos (e outros onívoros), essa combinação de dentes permite que o sargo-de-dentes se alimente de uma infinidade de diferentes presas em todo o seu desenvolvimento. Isso é especialmente útil para um peixe que se move livremente pela água salgada, salobra e doce. De sorver vermes ao esmagamento das conchas de crustáceos, este peixe está pronto para se banquetear em vários habitats.

4 - O peixe-serra

Os peixes-serra já são conhecidos de muita gente, contudo nem todo mundo tem ideia do que estas criaturas escondem. Vamo exemplificar usando a espécie Anoxypristis cuspidata, que foi apelidada de “knifetooth” (“dente de faca”). O seu focinho semelhante a uma lâmina tem de 18 a 22 pares de dentes laterais, o que dá a este tubarão uma aparência única. E também faz com que nos perguntemos, “O que você estava pensando, evolução?!”. Os dentes no seu focinho não são usados ​​para a mastigação, mas sim como um rastreador e uma arma.

A serra é coberta de poros minúsculos ampulares, que permitem que o peixe-serra capte os campos elétricos produzidos por peixes e outras presas. Uma vez localizados, aquela serra torna-se uma espada longa usada para atordoar e empalar seus alvos. Na realidade, algumas espécies de peixe-serra têm o poder de cortar com força suficiente para dilacerar completamente a sua presa.

5 - O lobo-marinho

Você pode esperar que o lobo-marinho seja semelhante a alguma fera, especialmente levando em consideração que ele pode atingir mais de 2 metros de comprimento, contudo, na verdade, o esquisitão é bem manso. O lobo-marinho se esconde em cantos e cavernas ao longo do fundo do oceano, se alimentando de invertebrados de carapaça dura, como moluscos. Julgando a partir desta foto, uma consulta ao dentista não faria mal a ele.

Adaptado de Southern Friend Science

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top