O Batman é um dos super-heróis mais amados e conhecidos da América, e retratou um dos primeiros anti-heróis da história dos quadrinhos. Ao longo das décadas, ele esteve em filmes, videogames e na televisão, e passou por muitas mudanças.

Quase todo mundo sabe alguma coisa sobre o Batman, mas há algumas coisas que nem os maiores fãs desconfiam. Confira nessa super lista cinco fatos que você provavelmente nunca ouviu falar sobre o homem morcego.

1 - Batman, o pistoleiro

O Batman não só se recusa a usar armas de fogo como as odeia completamente. Isso porque foi uma arma que matou seus pais, e por isso ele se recusa a usá-las na sua luta contra o crime. Mas nem sempre foi assim. O criador do herói, Bob Kane, demorou um pouco até refinar o personagem ao que conhecemos hoje.
Nas primeiras edições de Batman, ele era uma espécie de Sherlock Holmes fantasiado, que mais investigava do que lutava – mas sem nunca dispensar as armas de fogo em suas patrulhas noturnas. Bob Kane logo mudou isso, dizendo que o Batman usando armas não parecia correto.

2 - Batman e Robin, um casal?

Em 1954, o psiquiatra alemão Fredric Wertham publicou o infame “Sedução dos Inocentes”. O livro afirmava que as populares histórias em quadrinhos estavam contribuindo com a delinquência infantil, devido às imagens violentas. A maior parte do livro focava os quadrinhos de crimes e terror, mas as histórias de super-heróis não escaparam ilesas.
Nesse livro foi bastante notória a afirmação de que Batman e Robin eram um casal gay. Claro, isso é ridículo, mas muitos pensam que foi motivada por essa afirmação que os escritores resolveram tornar o Batman (ou mais precisamente, Bruce Wayne) em um mulherengo sem vergonha.

3 - Onde está Gotham?

Originalmente, Batman vivia em Nova York – algo nada original, já que muitos outros heróis de revistas em quadrinhos da época também residiam no local. Mais tarde, os escritores resolveram fazer com que Batman habitasse uma cidade fictícia, para que eles pudessem ter liberdade de fazer o que quisessem no seu próprio mundo.
Um dos escritores abriu uma lista telefônica de Nova York aleatoriamente e encontrou “Gotham Jewlers”, e foi assim que o nome nasceu. A localização da cidade sempre foi um pouco confusa, às vezes sendo retratada na costa leste dos Estados Unidos, e algumas vezes no centro-oeste, perto da cidade natal do Super-Homem, Metrópolis.
No entanto, vários fãs de Batman afirmam que Gotham realmente está localizado na costa leste, especificamente no estado de New Jersey. Isso nunca foi expressamente declarado nos quadrinhos, mas a teoria é realmente popular.

4 - O primeiro filme

Você sabe qual foi o primeiro filme do Batman? Os fãs casuais podem dizer que é o filme de 1990, de Tim Burton. Já os fãs mais experientes, sem dúvidas, irão afirmar que Adam West estrelou um filme do Batman em 1966.
Na realidade, ambas as afirmações estão erradas. A primeira vez que o Batman foi retratado em um filme que teve algum tipo de lançamento foi em 1964. Trata-se do filme “Batman Drácula”, dirigido e produzido por ninguém menos que Andy Warhol.
Poucas pessoas viram esse filme experimental, mas é de conhecimento geral que Gregory Battcock interpretou Batman – algo absolutamente desautorizado pela DC Comics. Algumas das cenas sobreviventes apareceram mais tarde no documentário de Warhol “Jack Smith e a Destruição da Atlântida”.

5 - Os nomes reais

Todo mundo sabe que o nome verdadeiro do Batman é Bruce Wayne. Robin é Dick Grayson. Mas há outros Robins, o Jason Todd, Tim Drake e Stephanie Brown. Os nomes dos vilões também são de nosso conhecimento: a Mulher-Gato é Selena Kyle, o Pinguim é Oswald Cobblepot e o Charada é Edward Nigma (e-nigma… sacou a charada?). Duas-Caras é Harvey Dent (o que ficou claro com o filme recente) e o nome completo do leal mordomo de Bruce Wayne é Alfred Pennyworth.
O maior mistério sempre foi o nome do Coringa, que por muitos anos permaneceu como um personagem sem uma origem ou identidade real – ou pelo menos nunca revelada. Só recentemente o Coringa teve uma história de origem, e assim, um nome: Jack Napier – nomeado após Alan Napier ter interpretado Alfred na série de televisão Batman.

Adaptado de Listverse

2 comentários:

  1. Jack Napier era o nome do Coringa no filme de 1990. Mas só foi incorporado "oficialmente" aos quadrinhos há poucos anos, quando lançaram uma mini-série que conta a origem do Coringa.

    ResponderExcluir
  2. Tanto que a origem mais conhecida do Coringa escrita por Alan Moore (Batman: A Piada Morta), não cita nome para o personagem.

    ResponderExcluir

 
Top