Os sonhos nos intrigam desde tempos imemoriais. Acredita-se que havia até mesmo intérpretes de sonhos nas cortes reais das primeiras civilizações.

Mais tarde, o austríaco Sigmund Freud e seu sucessor Carl Jung revolucionaram nosso entendimento sobre o mundo dos sonhos. Desde então, muito tem sido estudado sobre esse campo.

1 - Incorporação

Quem nunca sonhou que estava urinando e no meio do sonho acordou apertadíssimo para ir ao banheiro? Muitas vezes incorporamos coisas que estão ocorrendo ao nosso redor enquanto dormimos em nossos sonhos: alguém falando próximo de você pode tornar-se alguém falando no seu sonho. Não é raro pessoas sonharem que estão com fome ou com sede, ou que estão fazendo alguma ação diferente, até que elas acordam e fazem a atividade com a qual sonhavam.

2 - Sonhamos com o que é proibido

Outro fato impressionante é o de tendermos a sonhar com coisas proibidas. Por exemplo, se alguém não pode comer chocolate, é bem provável que essa pessoa sonhe que está devorando uma caixa de bombons. É comum que, durante o processo de parar de fumar, pessoas sonhem que estão fumando.

3 - Os cegos também sonham

Pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens durante os sonhos. As pessoas que nascem cegas não enxergam nada, mas possuem sonhos igualmente vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e suas emoções. É difícil para pessoas que enxergam imaginar, mas o a necessidade dos sonhos para o corpo é tão forte que os cegos podem virtualmente manipular todas as situações com as quais sonham.

4 - Os animais também sonham

Estudos revelaram que os animais, e, mais especificamente, os mamíferos, sonham como os humanos. Até mesmo o seu cachorrinho ou o seu gato podem estar sonhando noite após noite sem você saber.

5 - Algumas invenções foram vislumbradas primeiro durante o sono

Embora tendamos a esquecer cerca de 90% de nossos sonhos quando acordamos, várias mentes brilhantes já fizeram descobertas durante seus sonhos. Essas pessoas acordavam e anotavam as ideias que tinham tido. Entre eles estão Isaac Newton, Graham Bell e alguns poetas, que se inspiravam a partir de seus sonhos.

Adaptado de Oddee

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top