Todos nós espirramos, embora alguns sejam mais barulhentos que outros. É um reflexo que simplesmente não conseguimos controlar. Mas, além das causas mais óbvias -- pimenta fresca, por exemplo --, quanto realmente sabemos sobre o que nossos espirros significam?

Aqui estão alguns fatos divertidos que você provavelmente não sabia sobre eles:

1 - Seus espirros podem voar a até 150 quilômetros por hora

Pelo menos no caso de algumas pessoas. Os corajosos "Caçadores de Mitos" realmente cronometraram os deles e registraram entre 48 e 56 quilômetros por hora.

2 - Seus olhos se fecham involuntariamente

Apesar do pânico que causa se você estiver dirigindo quando sentir vontade de espirrar, não há muito que possa fazer para manter os olhos abertos.

Parte da mensagem que o cérebro recebe na escalada de um espirro é para fechar os olhos. É um reflexo involuntário semelhante ao modo como seu joelho reage quando o médico bate nele com aquele pequeno martelo, relatou a NBC News. Mas um espirro não pode fazer seu olho saltar para fora, como dizem algumas histórias.

3 - A luz do sol faz muitas pessoas espirrarem

Penas, pimenta, resfriados, gripes e alergias não são os únicos motivos pelos quais espirramos. Há muitas teorias sobre outras causas, mas uma em particular foi estudada cientificamente: a luz forte. Cerca de uma em cada quatro pessoas espirra diante da luz do sol, uma reação chamada de reflexo de espirro fótico, relatou a "LiveScience". Os cientistas não entendem completamente por que isso acontece, mas acreditam que a mensagem que o cérebro recebe para encolher as pupilas na presença de luz forte possa cruzar caminhos com a mensagem que o cérebro recebe para espirrar.

4 - Seu "aerossol" cheio de germes pode pousar muito longe

Alguns acham que você espalha em um raio de 1,5 metro, outros viram o muco pousar a até 9 metros de distância. Nesse nível, praticamente não há como escapar desses germes!

5 - Seu coração não para quando você espirra

Apesar da persistente lenda urbana, seu coração não pula um batimento no meio de uma esternutação (palavra elegante para espirro!). O que pode acontecer, segundo o "New York Times", é que o ritmo do coração desacelere naturalmente apenas um pouco. Isto se deve tanto à inspiração profunda que a maioria das pessoas faz antes de espirrar, como ao estímulo do nervo vago que ocorre durante um espirro. A maioria das pessoas nem sequer nota qualquer mudança e "o efeito é mínimo", relatou o "Times".

Adaptado de Brasil Post

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top