Como você sabe, o fundo do mar guarda inúmeros mistérios, e não é raro vermos notícias sobre navios naufragados, tesouros resgatados e até mesmo de animais pouco conhecidos e inclusive totalmente inéditos que foram encontrados sob as águas.

A seguir você poderá conferir cinco dos itens mais absurdos que já foram recuperados do fundo do oceano:

1 - Navio pirata

Você já deve ter ouvido falar do famoso pirata Barba Negra, não é mesmo? Em 1718, o temível corsário teve que afundar o próprio navio — chamado Queen Anne’s Revenge — quando a embarcação ficou encalhada próximo à cidade costeira de Beaufort, na Carolina do Norte. E não é que depois de 3 séculos, uma equipe de arqueólogos conseguiu resgatar até o momento 20 canhões das profundezas! Infelizmente, Barba Negra não deixou nenhum tesouro ou mapa a bordo.

2 - Cidade egípcia

Já imaginou encontrar uma cidade inteira sob as águas? Essa é Thonis-Heracleion, que desapareceu há 1.200 anos devido a uma série de catástrofes submarinas. Ela foi redescoberta no ano 2000 a 10 metros de profundidade no Mediterrâneo depois de mais de uma década de pesquisas, e artefatos continuam sendo desenterrados e resgatados até os dias de hoje.

3 - Toneladas de prata

Composta por 48 toneladas de barras de prata, a descoberta acima ficou conhecida como o “maior tesouro naufragado de metais preciosos do mundo”. As peças foram parar no fundo do mar quando o cargueiro britânico S.S. Gairsoppa foi torpedeado por um navio alemão em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, e só foram ser descobertas este ano, a 4.700 metros de profundidade a quase 500 quilômetros da costa da Irlanda. Estima-se que o tesouro completo pese cerca de 240 toneladas.

4 - Máquina de Anticítera

O complexo mecanismo acima foi encontrado em uma ilha ao sul da Grécia no início do século 20, e até hoje intriga pesquisadores de todo o mundo. Conhecido como “Máquina de Anticítera”, o objeto conta com 2 mil anos e ninguém sabe dizer ao certo qual era a sua utilidade, embora as últimas teorias apontem que essa peça fizesse parte do computador mais antigo do mundo, usado para a realização de cálculos astronômicos.

5 - Motor de espaçonave

Outras relíquias resgatadas do fundo do mar foram diversas partes da Apollo 11, a primeira espaçonave tripulada a pousar na Lua. Quem orquestrou o resgate do foguete — que entre as várias peças inclui o motor —foi Jeff Bezos, CEO da Amazon, e a operação foi realizada com a ajuda de veículos controlados remotamente.

Adaptado de Oddee

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top