Essas verdades não são assim tão verdadeiras, e é sempre bom saber disso. A seguir, confira uma lista de verdades de mentirinha que fazem parte da sua vida desde que você era uma criança inocente que acreditava em fadas e duendes.

1 - Camaleões não mudam de cor para se camuflar

Na verdade, esses animais curiosos mudam de coloração para se comunicar. Uma cor pode significar mudanças de humor, agressão, demarcação de território e comportamento de acasalamento.

2 - Temos mais do que cinco sentidos

E não para no sexto sentido, não! Podemos ter entre 9 e mais de 20 sentidos aguçados. Se sentimos cheiro, gosto, textura, tato e enxergamos, precisamos levar em consideração também a nossa capacidade de perceber equilíbrio, aceleração, dor, temperatura, entre outros. Você já tinha parado para pensar nisso?

3 - Quanto de seu cérebro você usa?

Até Raul Seixas já falou a respeito da crença de que exercitamos pouco nosso cérebro na música “Ouro de Tolo”: “Se sentir um grandessíssimo idiota, saber que é humano, ridículo, limitado, que só usa 10% de sua cabeça, animal”.

A verdade é que a maior parte de nossos neurônios estão sim latentes, “dormindo”, mas isso só acontece para que o cérebro funcione bem. Então, se não usamos toda nossa capacidade cerebral é porque o próprio cérebro funciona melhor assim.

4 - Dedos enrugados

Você é um ser afortunado e pode passar o dia inteiro dentro da piscina nesse calorão absurdo. Seus dedos ficam enrugados e isso não tem nada a ver com a sua pele absorvendo água (imagina que absurdo seria isso!), mas com uma resposta do seu sistema nervoso autônomo.

Cientistas acreditam que essa é uma herança de nossos ancestrais primatas, que tinham seus dedos e pés enrugados em ambientes úmidos para terem melhor aderência e evitar escorregões.

5 - Vikings não tinham chifres em seus capacetes

A imagem dos vikings com chapéus equipados com chifres foi criada pelo compositor alemão Richard Wagner em 1876, para a série musical intitulada “Der Ring des Nibelungen”.

Adaptado de BuzzFeed

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top