Existe algo no ato de comer outros animais que passa a algumas pessoas a sensação de realmente estarem no topo da cadeia alimentar. O sentimento é especialmente forte quando elas sabem que a situação poderia muito bem ser revertida caso o encontro acontecesse sob outras circunstâncias.

Provocadas ou não, muitas das iguarias apreciadas em várias partes do globo seriam perfeitamente capazes de envenenar, picar ou até mesmo eviscerar você, se tivessem a chance. A seguir, você vê uma lista com os dez animais mais perigosos que são transformados em refeições mundo afora – e onde encontrá-los.

1 - Tubarão (servido na Islândia)

Na Islândia, o assustador predador é convertido em um prato chamado hákarl. Primeiramente, ele é ressecado e deixado em repouso por cerca de cinco meses, tempo necessário para que a grande quantidade de ureia (altamente tóxica) presente na carne seja decomposta. Chefs famosos como Anthony Bourdain e Andrew Zimmern descreveram a iguaria como a coisa mais nojenta que já comeram na vida.

2 - Arraia (servida em Singapura)

Embora não sejam animais naturalmente violentos, é sempre bom manter um olho aberto enquanto estiver caminhando na praia. Esses dançarinos do mar gostam de se esconder em águas rasas e, quando provocados (ou pisoteados acidentalmente), retribuem com um ferrão serrilhado que secreta um veneno tão poderoso que é capaz de derrubar até o mais experiente aventureiro selvagem. Os moradores de Singapura gostam de grelhar as “asas” do animal sobre o carvão e servi-las cobertas por um molho apimentado.

3 - Tarântula (servida no Camboja)

Presas? Confere. Veneno? De sobra. Garras? Bastante grossas. Pelos serrilhados usados como projéteis? Sim, senhor! Levanto em conta a variedade de formas que o animal pode arruinar seu dia, é difícil entender por que alguém o transformaria em um bichinho de estimação. A alternativa? Comer em um espeto, é claro! Não esqueça o ketchup.

4 - Água-viva (servido no Japão)

Esses nadadores gelatinosos estão circulando pelos mares há pouco mais de 500 milhões de anos, o que os torna os mais antigos animais com múltiplos órgãos e tentáculos abrasivos conhecidos pela humanidade. Eles secretam uma neurotoxina desenvolvida para defesa e captura de presas.

Embora as queimaduras não sejam fatais para os seres humanos, que já teve o (des)prazer de conhecê-los de uma forma mais próxima sabe que a dor que causam não é nenhuma brincadeira. No Japão, as águas-vivas são consideradas uma iguaria e são capturadas, desidratadas, reidratadas e servidas em uma salada com vinagre e vegetais diversos. Delícia!

5 - Escorpião (servido na China)

Não é preciso conhecer o conto do escorpião e do sapo para saber que essas pequenas criaturas são simples e definitivamente perigosas. No entanto, os chineses perceberam que, quando espetador e mergulhados em óleo fervente, os artrópodes venenosos tem o mesmo gosto que frango. Não sei quanto a vocês, mas eu me contento com os galináceos.

Adaptado de Thrillist

1 comentários:

  1. Não tenho coragem de colocar nada disso na minha boca.

    [-(

    ResponderExcluir

 
Top