Lagos vulcânicos podem surgir de maneiras diferentes. A primeira forma é simplesmente quando uma cratera se enche de água. A segunda maneira é, quando um vulcão entra em erupção, como grandes quantidades de magma são liberadas, a câmara de magma esvaziada desaba sob o peso da terra e, com isso, um grande recuo chamado caldeira surge. Eventualmente, a caldeira se enche de água, nos presenteando com esses belíssimos lagos.

Todos eles têm um passado explosivo, um presente bonito e majestoso, e um futuro potencialmente devastador. Conheça os 5 lagos vulcânicos mais incríveis:

1 - Lago Ijen

O lago Ijen é uma cratera localizada na Indonésia. Ele está situado em um grupo de estratovulcões, no interior do vulcão Ijen. O lago de bela cor azul-turquesa é ácido e tem um quilômetro de largura.

Nele acontece um fenômeno conhecido como mineração de enxofre, já que há uma abertura que traz de enxofre para a superfície continuamente. O enxofre é levado para fora através de tubos de cerâmica, é depositado no chão e se resfria, se transformando em uma cor amarela brilhante.

2 - Lago Crater

O Crater é um belo lago de caldeira localizado nos EUA. Tem uma deslumbrante cor azul profunda e é a principal atração do parque Crater Lake National Park. O lago não tem quase nenhum sinal de poluição, e é um dos mais puros reservatórios de água nos Estados Unidos, com uma claridade recorde de 43,3 metros.

O lago foi formado há 7,7 mil anos, quando o vulcão Monte Mazama desmoronou. Muitas histórias e lendas surgiram de tribos que teriam presenciado a formação do lago. Ele tem sido muito bem preservado devido à água fria em seu interior.

3 - Lago Towada

O Towada é o maior lago de cratera no Japão, e o 12º maior lago do país. Ele está localizado em uma caldeira de um vulcão ativo, que teve a última grande erupção 13 mil anos atrás.

A última erupção devastadora conhecida foi há cerca de mil anos, com cinzas e fluxos piroclásticos que acabaram com os povos que ali viviam – e trouxeram uma considerável diminuição de temperatura que resultou em um inverno muito frio e fome severa.

4 - Lago Toba

O Toba é uma enorme caldeira localizada na Indonésia. Com 100 quilômetros de comprimento e 30 de largura, ele é o maior lago vulcânico do mundo.

Surgiu há aproximadamente 70 mil anos, quando um vulcão entrou em erupção na maior explosão vulcânica em pelo menos 25 milhões de anos. Essa erupção causou um inverno global, que teria matado a maioria dos seres humanos vivos no momento. Tal situação criou um gargalo populacional na região central da África Oriental e na Índia, o que afetou a diversidade genética de todos na Terra.

5 - Monte Katmai

Monte Katmai é um estratovulcão complexo encontrado no sul do Alasca. No seu centro, há uma caldeira que forma um lago, com cerca de 4 quilômetros de diâmetro. A caldeira foi formada na erupção Novarupta de 1912. Pouco se sabe sobre o vulcão antes dessa enorme erupção, devido ao aspecto inabitável da área.

A erupção de 1912 foi uma das duas maiores do século 20 (a outra foi a de Mount Pinatubo, em 1991). A erupção durou 60 horas e fez com que a caldeira caísse criando uma cratera na montanha, que resultou no belo lago.

Adaptado de Listverse

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top