Você provavelmente está coberto de bactérias e matéria fecal neste momento. Praticamente todos os aspectos de sua rotina diária tendem a ser repugnantes, e seus hábitos de higiene são muito piores do que você pensa. Embora esta lista não cubra todas as situações em que sua vida é um fiasco no assunto limpeza, já pode te ajudar a melhorar seus costumes higiênicos. Confira:

1 - Seu sabonete antibacteriano pode mexer com sua química hormonal

75% dos sabonetes antibacterianos contêm uma substância química chamada triclosan, que pode alterar os níveis hormonais, segundo testes em animais revelaram. A Administração de Drogas e Alimentos (FDA) americana está atualmente investigando sua segurança e os resultados são inconclusivos. Triclosan também pode ser encontrado em produtos de limpeza domésticos e alguns cremes dentais. Independentemente dos efeitos potenciais do triclosan, a FDA concluiu que sabonete antibacteriano não é mais eficaz do que o sabão regular na prevenção de doenças.

2 - Se você seca as mãos com secadores de ar, pode ser a hora de voltar para toalhas de papel

Dr. Rodney Lee Thompson, epidemiologista hospitalar na Clínica Mayo, concluiu, após vários estudos, que toalhas de papel são mais higiênicas do que secadores de mão. Ao testar a eficácia entre toalhas de papel, secador de ar quente e secador de jato, Dr. Thompson também descobriu que as toalhas de papel são a maneira mais limpa. Grande parte do benefício vem da rapidez de toalhas de papel para secar as mãos, pois deixá-las molhadas por mais tempo atrai bactérias. As toalhas de papel levam cerca de 15 segundos para secar as mãos, enquanto secadores de ar levam 45 segundos.

3 - Aparelhos dentários podem ser mais nojentos do que você imagina

Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) descobriram que 67% dos aparelhos tinham leveduras vivas, enquanto cerca de 50% tinham bactérias, incluindo a MRSA, que pode levar a infecções perigosas. Aparelhos que não são devidamente limpos têm uma boa chance de promover estes micróbios nocivos. Dito isto, o problema surge principalmente de pessoas que mantêm seus aparelhos em uma caixinha e apenas os lavam rapidamente com água antes de colocá-los na boca. Basta limpá-los corretamente e você deve ficar livre de problemas.

4 - Você pode estar combatendo a acne de maneira errada

Em geral, é apenas necessário o uso de produtos de limpeza recomendados por um médico, ou suaves, não abrasivos e sem álcool para combater a acne, porque os efeitos colaterais de outros produtos podem ser muito ruins e, potencialmente, piorar a acne. Aliás, a maioria dos problemas de acne geralmente ocorre sob a pele, de modo que os medicamentos têm de ser bastante especializados para serem realmente eficazes. Sabonetes comuns também podem liberar muito óleo, o que tende a causar mais acne. A Academia Americana de Dermatologia salienta que a maioria das pessoas deve evitar medicamentos que tira a umidade natural da pele.

5 - Lavar o cabelo todo dia é um exagero

Em 1908, o jornal americano The New York Times publicou uma coluna incentivando a mulher a lavar mais os cabelos. Porém, Michelle Hanjani, dermatologista na Universidade de Columbia (EUA), descobriu que se você lavar o cabelo todos os dias, vai remover o sebo [óleos naturais do cabelo] e as glândulas de óleo vão compensar isso produzindo mais. Ela recomenda lavar o cabelo apenas 2 ou 3 vezes por semana. Se você sentir a necessidade de continuar a lavar o cabelo todos os dias, certifique-se de usar um shampoo suave, e não repita a dose.

Adaptado de HuffingtonPost

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top