Uma viagem ao exterior pode ser a realização de um sonho. Há muitas coisas para planejar antes de levantar voo, como preparar o roteiro, alugar o carro, escolher o hotel e fazer uma lista dos principais pontos turísticos. Tenha em mente também detalhes importantes para sua viagem ser segura e tranquila. Do contrário, seu sonho pode virar um pesadelo!

1 - Passaporte e visto

Se ainda não tem passaporte, é importante solicitar o seu. Para isso, é necessário fazer o pedido pelo site da Polícia Federal: www.dpf.gov.br; pagar a taxa de R$ 156 e agendar o atendimento em um posto da Polícia Federal. O agendamento pode levar meses. Por isso, é importante prestar atenção à data da viagem. Além disso, dependendo do país para o qual vá viajar, pode haver a exigência de visto para os turistas brasileiros. Confira se seu destino exige visto para a entrada no país no site do Ministério das Relações Exteriores: www.portalconsular.mre.gov.br.

2 - Vacina

Em alguns países, é preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação devidamente assinado com a comprovação da vacinação contra febre amarela. Tome a vacina com antecedência, pois leva algum tempo até ela oferecer a proteção necessária. Para saber que países exigem vacinação contra febre amarela e outras doenças, cheque o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária: www.anvisa.gov.br /viajante. Depois de tomar a profilaxia, procure um centro de orientação da Anvisa para obter seu certificado.

3 - Idioma

Antes de viajar, é importante aprender algumas palavras na língua do país de destino. Ainda que fale inglês, você talvez não encontre um interlocutor que tmabém saiba esta língua. Falar na língua do país onde está demonstra respeito e consideração, cartão de visita para o viajante que queira ser bem tratado e acolhido. Uma dica é comprar um livro com algumas frases e palavras mais utilizadas durante a viagem e levá-lo na mala. Ele pode socorrer você em diversos momentos.

4 - Dinheiro

Durante o planejamento da viagem, é importante planejar quanto dinheiro será levado. Além disso, você deve decidir de que forma levará os recursos: em espécie, no cartão de crédito, em cheques de viagem, em cartões pré-pagos. Você pode ainda optar por fazer saques no exterior. É importante, antes da viagem, verificar se o cartão de crédito está habilitado para transações fora do Brasil. No caso do cartão de débito, verifique se é possível fazer saques no exterior e quais as taxas cobradas. Pesquise sobre os cartões pré-pagos. Eles são práticos e podem ser recarregados a distância.

5 - Costumes e segurança

Informe-se sobre as leis do país que vai conhecer. Para fazer seus passeios tranquilamente, verifique a segurança do local que quer conhecer. Peça dicas para os funcionários do hotel. Atente-se a costumes religiosos. Em países muçulmanos, não é aconselhável que mulheres saiam sozinhas, vestindo bermudas ou roupas curtas e decotadas, por exemplo. Saber mais sobre o lugar para onde se está indo pode servir tanto para prevenir pequenos deslizes como para evitar problemas. Se achar necessário, contrate um guia de viagem no local de destino.

Adaptado de Viajando Direto

1 comentários:

  1. Boa noite galera para quem gosta de filmes online com qualidade conheçam o blog que está bombando na net.

    http://pampeioonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Top