Para algumas profissões e, mais especificamente, para alguns cargos muito especializados, a ideia de crise ou freada econômica, praticamente, não existe. Pelo menos é o que mostra levantamento feito pelo PageGroup a pedido de EXAME.com.

Com base em estudos de mercado feitos no ano passado, a pesquisa revela quais os cargos que oferecem os melhores salários para executivos, gerentes, analistas e consultores. Conclusão: quase em todos os casos, a demanda é maior que a oferta de profissionais qualificados. Com isso, a valorização salarial segue em alta.

1 - Diretor-geral de operadoras de óleo e gás

Salário: 60 mil reais
Setor: Óleo e gás

Sob a batuta destes profissionais está, provavelmente, uma das etapas mais complexas do setor: a perfuração dos poços de petróleo. Por isso, além de um embasamento técnico acima da média e profundo entendimento do negócio, tais executivos precisam ter relacionamento com o governo. “Não é um mercado de vagas, é um mercado de candidatos”, afirma Paulo Pontes, presidente do Page Group.

2 - Diretor administrativo financeiro

Salário: até 50 mil reais
Área: Financeira

As contas apertaram nos últimos anos. Por isso, mais do que nunca, a saúde financeira das companhias está em pauta. A consequência foi clara: os diretores administrativos financeiros passaram a ser a segunda pessoa mais importante dentro das corporações depois do CEO, afirma Pontes. “Ele é responsável por fazer com que os números aconteçam”, diz.

3 - Diretor executivo do mercado de seguros e resseguros

Salário: até 50 mil reais 
Setor: Seguros

Nos últimos 15 anos, o mercado de seguros deixou de ser exclusivo de empresas nacionais e passou a ceder espaço para companhias multinacionais. Mas ainda há muito para crescer: “O quanto o mercado representa do PIB do Brasil é muito aquém quando comparado com outros países”, afirma Pontes.

4 -  Diretor técnico e de operações do mercado de tecnologia

Salário: até 50 mil reais
Setor: TI

“Ele é quase como um diretor industrial: é o responsável por todos os detalhes da produção”, afirma Pontes

5 - Diretor Comercial da área de Telecom

Salário: até 50 mil 
Setor: Telecomunicações

Além de visão estratégica, este profissional deve ter um profundo conhecimento técnico do produto em questão – que pode ser desde antenas de transmissão até tecnologia para cabeamento ótico, por exemplo. . “Geralmente, é um engenheiro que migrou para a área de vendas e foi crescendo neste mercado”, diz o especialista.

Adaptado de Exame

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top