Ninguém sabe exatamente quais as causas das enxaquecas conhecidas como migrâneas. Quando começa uma enxaqueca, não há muito a se fazer, além de se recolher em um quarto escuro e aguardar a dor passar. Apesar da causa ser desconhecida, não há falta de fatores que as disparam, de vinho tinto a sexo, passando por relâmpagos.

1 - Fome

Pode parecer que não comer aquele pretzel seja uma boa ideia, mas para muita gente que sofre de enxaqueca, a fome pode causar as dores de cabeça.

Um estudo publicado em 2005 no Cephalalgia descobriu que a fome estava ligada frequentemente com as migrâneas, principalmente as migrâneas com aura, ou luzes piscantes. Curiosamente, as dores de cabeça que a maioria das pessoas tem de vez em quando não são causadas pela fome.

2 - Perfumes dolorosos

O Chanel nº5 pode ter um aroma sexy para alguns, mas para quem sofre de migrâneas, é uma garantia de um dia no quarto, com dores.

Um estudo feito em 2011, também publicado na Cephalalgia, descobriu que muitos pacientes apontam perfumes e outros odores fortes como mecanismos que iniciam as cefaleias.

3 - Relâmpagos na cabeça

Outro tipo de luz piscante parece disparar enxaquecas – os relâmpagos de uma tempestade elétrica. Um estudo publicado no periódico Cephalagia em 2012 descobriu que os pacientes tinham 28% mais propensão a sofrer migrâneas em dias que tempestades arrebentavam perto de suas casas.

Não se sabe bem como é que os relâmpagos causariam as enxaquecas, mas uma possibilidade é que as mudanças nas cargas atmosféricas poderiam alterar as ondas elétricas do cérebro.

4 - Vinho e queijo

Um jantar romântico com vinho, chocolate e queijo pode ser um campo minado para quem sofre de enxaquecas. Muitos pacientes relatam que certas comidas disparam as dores.

Apesar de serem causas comuns, os especialistas ainda não descobriram quais os elementos químicos na comida podem ser responsáveis por iniciar a dor de cabeça, de acordo com um estudo publicado no periódico Neurological Sciences, em 2012.

5 - Hormônios na cabeça

A maioria dos que sofrem de enxaqueca são mulheres, e não é por acaso, já que mudanças hormonais podem ser causadoras das enxaquecas.

Um estudo publicado em 2012 no “Journal of Headache and Pain” descobriu que metade das mulheres que sofreram com migrâneas também sofriam de cólicas menstruais.

Mas se os hormônios podem ser a causa, também podem ser a cura. Outro estudo apontou que a oxitocina, o hormônio do amor, pode reduzir a frequência das enxaquecas.

Adaptado de Livescience

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top