Apesar de parecerem inocentes, teorias pseudocientíficas podem fazer mal para a sociedade, no sentido em que podem acabar com a credibilidade de hipóteses que de fato foram elaboradas com rigor e estudo, enquanto reproduzem baboseiras que não possuem fundamentação, destruindo o pensamento crítico das pessoas.

1 - “Toxinas”

“Toxina” (assim mesmo, entre aspas) é diferente de toxina. A definição científica de toxina é uma “substância venenosa produzida por células vivas que, quando introduzida em um novo corpo, estimula a criação de anticorpos”.

Já “toxina” é uma coisa misteriosa e extremamente diabólica que está em todas as coisas que uma pessoa não gosta. Todas as doenças? “Toxina”! Diferença de opinião? Corpo cheio de “toxina”! Quer emagrecer? Se livre das “toxinas”!

As criaturas que usam essa argumentação não sabem explicar o que exatamente é essa “toxina”, com que se parece, qual a sua composição química, como é produzida. Só sabem que, definitivamente, causa a terrível coisa que acontece com as pessoas fazendo coisas que elas não gostam.

Sim, você pode comer outras coisas que não são couve ou viver em qualquer lugar que não seja o pico de vento de uma montanha – você não vai morrer de “toxinas”, GARANTO. Agora, se as pessoas que acreditam e defendem essa teoria quiserem continuar com essa balela, para não confundir as coisas, deveriam parar de usar o termo “toxina” e começar a usar “pó maléfico de pirlimpimpim”.

2 - Design inteligente

O design inteligente é uma teoria basicamente religiosa, que dita que as coisas são o que são “porque Deus quis assim”. Se você quiser acreditar nisso, é seu direito. Mas não misture as coisas; a sua crença é só isso: uma crença. Não é ciência e você deve deixar as pessoas que fazem pesquisa reais e sérias sobre a evolução em paz.

3 - Homeopatia

Para a ciência, dizer que água pode curar uma doença porque uma vez conteve medicina é como dizer que você pode comer de um prato vazio, pois ele já conteve uma vez alimentos. Novamente, uma inutilidade.

4 - Poligrafia

Não é que os detectores de mentiras nunca funcionem. O problema é que eles não funcionam bem o suficiente para passar em um teste rigoroso. Por isso, são inúteis. Simplesmente não tem como ter certeza de que alguém está mentindo, de forma que mesmo que ela passe em um detector de mentiras, ainda pode ser culpada, e se não passar, ainda pode ser inocente. Está enxergando o problema?

5 - Aliens e o Mundo Antigo

Porque será que é mais pensar que alienígenas vieram para a Terra milhares de anos atrás do que acreditar que povos antigos do Egito, da América do Sul e da América Central tinham habilidades e inteligência incríveis? Ou você é preconceituoso e vive feliz no mundo ocidental majoritariamente branco, ou é muito inocente.

Para crer nessa teoria, é preciso responder a perguntas absurdas, como por que, de todas as coisas que aliens poderiam fazer na Terra, eles escolheram fazer pirâmides de pedra gigantes. Se você fosse a um mundo alienígena, você gostaria de construir pirâmides, ou saquear todos os seus preciosos materiais? Ou, se você fosse mais benevolente, ensinar os nativos a cultivar penicilina?

Dito isso, é triste que aliens tenham desistido de seu interesse em arquitetura, que surgiu apenas por alguns anos milhares de décadas atrás, uma vez que nós realmente poderíamos usar sua ajudinha para construir fazendas verticais e supercidades. Nós definitivamente não somos tão espertos quantos os povos antigos (bem, isso afeta nossa autoestima, então) os alienígenas.

Adaptado de io9
 
Top