Já estamos às vésperas do Carnaval, essa que, sem dúvida nenhuma, está entre as maiores e mais populares festividades do planeta. Contudo, existem muitas outras celebrações por aí — umas mais famosas, outras nem tanto — que são pra lá de interessantes, mas sobre as quais muita gente nunca sequer ouviu falar. Confira:

1 - Songkran

O Songkran é celebrado na Tailândia anualmente entre os dias 13 e 15 de abril e coincide com as festividades de ano novo de vários países do sul e sudeste asiáticos. Durante a comemoração, ocorrem verdadeiras batalhas de água nas quais os participantes ensopam uns aos outros com o objetivo de “lavar” todo o mal de suas vidas.

2 - Día de los Muertos

O Día de los Muertos é celebrado anualmente no México entre os dias 1 e 2 de novembro — correspondendo ao Dia de Todos os Santos e Dia de Finados — e por todo o país ocorrem festas pra lá de curiosas. Em Mixquic, por exemplo, ocorre uma procissão na qual os habitantes seguem um caixão do centro da cidade até cemitério e, uma vez lá, passam a noite em vigília junto aos túmulos iluminados à luz de velas.

Também é comum que ocorram banquetes e festas de rua embaladas com danças e músicas folclóricas, e a imagem acima mostra um grupo de mulheres produzidas para as festividades, que são especialmente populares nas cidades de Merida e Aguascalientes — onde inclusive ocorre o Festival de las Calaveras todos os anos entre o finalzinho de outubro e começo de novembro.

3 - Yi Peng

Também conhecido como Yee Peng, este belo festival de luzes ocorre no norte da Tailândia e é celebrado para demonstrar respeito por Buda. A festa ocorre durante a lua cheia do segundo mês do calendário Lanna — que geralmente cai em meados ou final de novembro, apesar de as datas exatas variarem anualmente. Segundo a crença local, as lanternas são liberadas e levam consigo a má sorte e energia negativa, especialmente se elas desaparecerem de vista.

4 - Els Enfarinats

Comemorado todos os anos no dia 28 de dezembro, Els Enfarinats é um festival de muita bagunça que ocorre na cidadezinha de Ibi, na Espanha. Essa data coincide com o Día de los Santos Inocentes — versão espanhola do Dia da Mentira — e, durante a farra, os habitantes se vestem de militares, assumem o controle da localidade, declaram uma porção de leis absurdas e inclusive multam quem infringir as novas regras.

Depois, os participantes se enfrentam em uma divertida batalha épica na qual atacam uns aos outros usando bombas de farinha e ovos e estouram um bocado de bombinhas. E, no fim da “guerra”, todo o dinheiro arrecadado por meio da coleta de multas é doado para organizações de caridade de Ibi.

5 - Festival de Lama de Boryeong

O Festival de Lama de Boryeong vem sendo celebrado desde meados da década de 90, e teve início graças à campanha de uma companhia de cosméticos. Atualmente, o evento conta com duas semanas de duração e mais de 2 milhões de pessoas participam das atividades — que incluem piscinas e escorregadores e tem até um curso de treinamento militar no qual os aspirantes a “cadete” precisam deslizar pela lama durante vários exercícios.

Adaptado de Mega Curioso

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top