Desde 2001, o Fórum Econômico Mundial divulga um relatório mostrando o que os países tem feito para se preparar para um futuro digital. No ranking de 2015, Singapura passou a Finlândia, mas os primeiros lugares continuam parecidos, com destaque para países europeus e asiáticos.

O Brasil não entrou no top 50 em nenhum dos 10 pilares divididos entre ambiente (regulatório/político e de negócios/inovação), prontidão tecnológica (infraestrutura, preços e competências), uso (por governos, indivíduos e empresas) e impactos (econômicos e sociais).

1 - Singapura

Singapura passou a Finlândia e lidera o ranking em 2015. O país tem o melhor ambiente do mundo para negócios e inovação e mais da metade da população está em empregos intensivos em conhecimento (atrás apenas de Luxemburgo).

O país lidera em penetração de assinaturas de banda larga móvel per capita, mas curiosamente, "apenas" 75% da população faz uso regular da internet, abaixo dos líderes Islândia, Noruega e Suíça

2 - Finlândia

Após dois anos no topo, a Finlândia perdeu a liderança no ranking do Fórum graças principalmente a uma piora na entrega de serviços online pelo governo.

A notícia vem no mesmo dia em que sua empresa mais valiosa, a Nokia, anunciou a compra da rival americana Alcatel-Lucent por US$ 16 bilhões.

A Finlândia é primeiro lugar mundial em habilidades dos seus trabalhadores e passou o Japão como o país com maior número de patentes per capita.

3 - Suécia

"O ambiente político e de negócios da Suécia continua um dos melhores do mundo, apesar de um pequeno declínio", diz o relatório do Fórum.

95% dos suecos usam a internet regularmente e quase metade da população do país está em empregos intensivos em conhecimento. Uma excelente infraestrutura tecnológica e um acesso relativamente barato também contam a favor.

4 - Holanda

A Holanda manteve a 4ª posição graças a fatores como um bom ambiente regulatório e alto uso de internet no contato entre negócios e entre negócios e consumidores.

Um ponto fraco do país é o preço de acesso: nesse quesito, o país amarga a 72ª posição mundial, o que leva a um número relativamente baixo de assinaturas de banda larga mobile.

5 - Noruega

A Noruega tem a melhor infraestrutura digital do planeta e a coloca para bom uso. O país é 6º lugar mundial em uso efetivo destes recursos para acesso a serviços básicos e 3º lugar no uso do digital na educação.

O país só perde para a Islândia em acesso a internet (95%, empatado com a Suécia) e metade dos seus empregos são intensivos em conhecimento.

Adaptado de Exame

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top