Essa pequena lista mostra algumas curiosidades sobre o McDonald’s, que assim como outras grandes empresas, já deu suas mancadas e acabou lançando produtos que não agradaram muito o público e fracassaram, seja por diferenças culturais ou erro de marketing.

1 - McAfrica

O McAfrica, lançado em 2002, foi um grande fracasso não pelo seu sabor ou falta de compatibilidade com a cultura local, mas por ser um produto de extremo mau gosto.

O sanduíche foi lançado na mesma época em que a África passava por uma forte crise e boa parte do continente passava fome, isso tornou o sanduíche em uma zombaria do palhaço com o continente africano pelos olhos do consumidor e acabou sendo boicotado. Para tentar aliviar a cagada o erro de marketing, a rede enviou caixas do produto gratuitamente para a África para combater a fome.

2 - McLean Deluxe

Por incrível que pareça o palhaço já teve preocupação a respeito do conceito de “saudável” sobre seus alimentos, e depois de anos vendendo comida gordurosa a rede lançou em 1991 o McLean Deluxe, um sanduíche com 91% a menos de gordura.

Eles substituiram os ingredientes tradicionais por água e algas, isso fez que o sanduíche tivesse 10 gramas de gordura ao invés dos 26 presentes no Big Mac. Apesar do esforço o sanduíche fracassou e é conhecido até hoje como “McFailure”, ou seja, McFracasso.

3 - Arch Deluxe

Esse sanduíche foi lançado  em 1996 para agradar o público adulto, feito de um molho secreto de mostarda e maionese (não era secreto?), ele representou uma tentativa do McDonald’s de sofisticar sua grade de produtos. Tudo teria dado certo se a publicidade veiculada na TV não trabalhasse demais a ideia de um sanduíche só para adultos. A peça que a rede veiculou mostrava crianças olhando com cara de nojo para o sanduíche enquanto o Ronald, famoso palhaço da rede, dançava.

Um fracasso em cadeia nacional, a rede gastou cerca de 100 milhões em publicidade para tentar fazer a ideia emplacar e não deu certo.

4 - Mc Pizza

Oba! Pizza do McDonalds!? É justamente aí que está o fracasso. Os clientes que estavam acostumados com o serviço rápido da rede acabavam tendo que esperar muito tempo para o prato ficar pronto, o que acabou gerando certa decepção ao se pedir o item. As franquias que apostaram no prato acabaram com grandes e caros fornos sem muita utilidade encarando os funcionários em suas cozinhas.

5 - Hula Burger

Em 1960 os católicos americanos mantinham a tradição de não comer carne na sexta-feira santa e o diretor da empresa na epóca, Ray Kroc, se viu em uma situação complicada para uma empresa que vendia, basicamente, produtos de carne. Ele viu a necessidade de competir com uma franquia católica que oferecia um sanduíche de peixe chamado Filet-o-Fish e assim nasceu o Hula Burger.

Mas o Hula Burger não era de peixe mas sim de abacaxi! O sabor pouco convencional acabou não chamando muito a atenção dos consumidores e fracassou. Atualmente boa parte dos americanos já abandonaram essa tradição de não comer carne nos dias santos mas a empresa oferece desconto em seu sanduíche de peixe. Lembrança amarga, hein?

Adaptado de Crítica Privada

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