Criado lá no começo do século 20, os filmes de Western surgiram como forma de retratar de forma romanciada o cotidiano  do oeste norte-americano, criando uma aura folclórica em torno dos personagens e elementos comuns a essas produções. Um bom faroeste, como é chamado no Brasil, precisa de muito mais que uma sessão de "bang, bang".

Agora que Quentin Tarantino resolveu se dedicar de vez ao gênero, confira elementos que ajudaram a permear o imaginário dos fãs:

1 - Herói corajoso

O protagonista dos filmes de Western precisam ser heróicos e destemidos, seja em busca de realizar uma benfeitoria em prol de outras pessoas, seja para se vingar de um antigo desafeto. Ethan Edwards, personagem de John Wayne em Rastros De Ódio, é um exemplo de protagonista que moveu céus e terras para resgatar suas filhas e se vingar dos vilões.

2 - A cara da bandidagem

Outro elemento que não pode faltar em uma produção de velho oeste são os vilões casca dura. Sempre dispostos a meter bala em quem quer que seja, esses mal encarados ainda podem ter algum traço marcante, como ser caolho ou ter um dente de ouro. O ator Lee Van Cleef  foi o rei dos vilões de faroeste, protagonizando varios filmes do tipo.

3 - Bebendo socialmente

Os bares, ou "saloons" como são chamados, também são elementos típicos. O local geralmente é cheio de cortesãs e homens bebados e servem de cenário para as maiores confusões da trama. Não há um saloon na história do gênero que não termine quebrado por alguma briga.

4 - Prevendo o perigo

Se há uma coisa presente nos cenários do velho oeste são as famosas bolas de feno. Quando você ver uma dessas rolando por aí,pode apostar que o confronto está para acontecer. Na verdade, isso não é feno, e sim uma planta chamada Tumbleweed, que se move com o vento para se reproduzir.

5 - Entre as pernas

Outro indicativo de que tem confronto à vista é esse enquadramento típico, em que as pernas de um dos atores funciona como moldura para a figura do outro.

Adaptado de Cineclick

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top