Considerando-se que o chá é uma das bebidas mais populares do mundo, é bastante provável que muitos de vocês desfrutem dele com certa regularidade. Em muitos países, esta bebida é uma parte de rituais diários ou uma marca de status e luxo. No entanto, o chá começou como muito mais do que apenas uma bebida agradável.

Enquanto ninguém tem certeza de suas origens, alguns acreditam que ele começou como um tônico medicinal na China antiga e tem lentamente se espalhado pelo mundo desde então. Coloque a chaleira no fogo e junte-se a nós para explorar esta bebida maravilhosa.

1 - Tisanas

Grande parte do tempo, quando as pessoas dizem que estão tomando chá, elas estão na verdade bebendo tisana. Veja, para que algo seja considerado chá, precisa conter efetivamente as folhas da planta Camellia sinensis, também conhecida como a planta do chá. No entanto, muitas das misturas que você encontra nas lojas são simplesmente uma combinação de ervas destinadas a todos os tipos de fins diferentes e não contêm nenhum traço de folhas de chá.

Antigamente, as pessoas já tinham percebido que muitas ervas diferentes tinham propriedades maravilhosas de cura e o objetivo principal dessas infusões era melhorar a saúde. A camomila, por exemplo, pode ajudá-lo a dormir, e o gengibre é frequentemente usado para ajudar as pessoas que sofrem com dor de estômago. Como tisanas não incluem folhas de chá, elas são naturalmente descafeinadas, assim você pode bebê-las a qualquer hora do dia.

2 - Cerimônia do chá japonesa

A cerimônia do chá é uma parte importante da cultura japonesa e envolve o consumo de um delicioso chá verde pulverizado conhecido como Matcha. No entanto, enquanto a cerimônia parece centrar-se o chá, ela é mais a respeito do ritual social do que qualquer outra coisa.

A cerimônia do chá começou originalmente como uma forma de arte praticada pela elite da sociedade japonesa como uma maneira de se relacionar socialmente e promover o seu status. Toda ação está focada em como o convidado iria ver as coisas. A cerimônia geralmente envolve apenas quatro ou cinco pessoas de cada vez. O chá é servido com aperitivos doces. Enquanto a cerimônia é considerada muito importante na cultura japonesa, é preciso um tempo muito longo para conseguir seu domínio completo.

3 - Descafeinando o chá

Às vezes, quando você quer uma xícara de chá, você não quer que cafeína, mas tudo que você tem ao redor é chá preto ou verde cafeinados. Muitas pessoas vão dizer-lhe que há uma solução simples – descafeiná-lo sozinho. Embora alguns dizem que é possível macerar seu chá por cerca de 30 segundos, jogar fora a primeira lavagem e fervê-lo novamente para alcançar esse objetivo, não é assim tão fácil.

Pesquisadores estudaram quanto tempo leva para remover a cafeína de um saquinho de chá. Eles descobriram que você vai precisar de uns bons 10 minutos ou mais para preparar o seu primeiro lote, se você quiser se livrar de cerca de 90% da cafeína.

4 - Chá poluído

Estudos têm sido realizados no chá para garantir que nada de perigoso é capturado nas suas folhas, e os resultados têm sido pouco reconfortantes. Um estudo realizado no Brasil com vários chás descobriu que o chá verde e o preto tinham uma grande quantidade de alumínio e flúor. De acordo com o estudo, a quantidade de alumínio é bastante segura – no entanto, a quantidade de flúor é alta o suficiente para que contribuir para fluorose dentária, especialmente em crianças. Claro que, para sofrer qualquer risco, uma criança teria de beber uma enorme quantidade de chá.

Estes compostos entram no chá através do solo. Alguns pesquisadores têm sugerido que o teor de alumínio é uma preocupação e pode contribuir para a doença de Alzheimer. Encontrar soluções para minimizar a quantidade destes compostos no chá é claramente muito importante.

5 - Considerações sobre a saúde

O chá era originalmente um tônico medicinal, então talvez não seja surpreendente que muitos pesquisadores concentrem seus estudos nos possíveis efeitos medicinais da bebida. Infelizmente, os resultados têm sido constantemente contraditórios.

Um estudo que acompanhou milhares de homens ao longo de 37 anos descobriu que aqueles que bebiam uma grande quantidade de chá por dia tinham mais chances de desenvolver câncer de próstata. No entanto, outros estudos encontraram quase exatamente o oposto. Um estudo duplo-cego, utilizando um grupo de controle de precisão, testou catequinas do chá verde em homens que tinham um precursor para o câncer de próstata. O estudo descobriu que as catequinas do chá verde tiveram, na verdade, um efeito benéfico. No entanto, muito mais pesquisas são necessárias antes que possamos realmente entender as implicações medicinais dos chás.

Adaptado de Listverse

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top