Para muitos, não há programa melhor no final de semana do que encarar uma maratona de filmes, seriados e documentários no sossego de suas casas.

Com isto em mente, selecionamos interessantes documentários que podem ser facilmente encontrados no Netflix ou no YouTube e que tratam de diferentes temas relevantes para o cenário político e ambiental do planeta.

1 - E-Team

Este documentário mostra o dia a dia de quatro membros do chamado Emergency Team (E-Team), uma das mais importantes divisões da ONG Human Right Watch.

Seu trabalho não é nada fácil: assim que uma denúncia de violação de direitos humanos aparece em algum lugar do planeta, o grupo voa imediatamente ao local e inicia a sua difícil investigação. E é justamente isto que este documentário procura mostrar ao mundo.

Muitas das imagens que exibem o grupo na Síria foram registradas pelo jornalista americano James Foley, que morreu no ano passado ao ser decapitado por extremistas do Estado Islâmico depois de meses em cativeiro. O documentário é fruto de uma parceria entre a entidade e o Netflix.

2 - Quebrando o Tabu

Dirigido pelo brasileiro Fernando Grostein Andrate e lançado em 2011, “Quebrando o Tabu” debate o problema das drogas no Brasil e em âmbito mundial. Para tanto, conta com depoimentos de uma série de personalidades que incluem desde o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, como também do médico Dráuzio Varella e o ator mexicano Gael García Bernal. Pode ser visto no Netflix ou no YouTube.

3 - Virunga

Os corajosos guardas do Parque Nacional Virunga, no Congo, são o ponto central deste emocionante documentário. Em Virunga, é retratada a história de como este grupo luta para proteger os últimos gorilas da montanha do planeta.

Contudo, precisam lidar com um ambiente hostil que envolve desde conflitos armados até complexas relações com uma grande empresa de exploração de petróleo e gás que tenta, a todo o custo, estabelecer um campo dentro da área de preservação.

Virunga está disponível no Netflix.

4 - Os Incrédulos

Lançado em 2013, Os Incrédulos acompanha a dupla de cientistas, Richard Dawkins e Lawrence Krauss, em uma série de apresentações realizadas em todo o mundo nos quais foram debatidas a relevância da ciência e da razão no contexto atual do mundo em detrimento de visões religiosas consideradas por eles como antiquadas.

O documentário conta também com diversas entrevistas com importantes personalidades do mundo da ciência e das artes, como o cientista Stephen Hawking e o ator Rick Gervais. Está disponível no Netflix.

5 - Aftermath: Population Zero

Documentário mais antigo, porém não menos interessante é este da National Geographic e que explora como seria o mundo se um dia todos os humanos desaparecessem. Para tanto, foram entrevistados vários cientistas que traçaram um panorama sobre o assunto. “Aftermath: Population Zero” estreou em 2008, tem cerca de 90 minutos de duração e está disponível no Netflix.

Adaptado de Exame

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top