Já houve um tempo em que a bateria dos dispositivos móveis durava dias. Hoje, se precisarmos recargar apenas à noite já é um avanço. São muitas as causas do baixo desempenho da bateria do celular, porém, também existem inúmeras formas de melhorá-la.

Muitas delas, que, provavelmente, você acredita fazer diferença, não passam de boatos. Mitos do começo do surgimento da tecnologia que prevalecem até os dias atuais.

1 - A bateria só deve ser recarregada quando for usada até o final

Antigamente, as baterias corriam o risco de ficarem “viciadas”, caso o usuário recarregasse o celular antes de a carga acabar. Porém, com o avanço das tecnologias, esta ação não é mais necessária. Atualmente, as baterias são de polímero de íon de lítio, ou seja, dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Sendo assim, o usuário pode ligar o equipamento na tomada quando quiser, sem precisar usar a energia do aparelho móvel até o final.

2 - Só se deve tirar o celular do carregador depois que a bateria estiver 100% cheia

Vale a mesma explicação acima. Assim que os smartphones foram criados, as baterias eram de níquel e isso exigia um ciclo completo de carga e descarga. Porém, isso não acontece mais com as atuais baterias de íon de lítio.

3 - Deixar o celular carregando a noite toda prejudica a bateria

Mentira. A partir do momento que a bateria do dispositivo estiver completamente cheia, o aparelho vai parar de “puxar” energia, por isso não prejudicará a bateria do celular. Isso vale também para laptops.

4 - A primeira carga do celular deve sempre durar mais

Já foi comprovado que isto não é verdade, sendo assim, não é necessário deixar seu celular durante horas na tomada. Porém, vale dizer que esta regra pode não valer para notebooks. Nesses casos, depende o que diz o manual de instruções.

5 - O ideal é que o dispositivo seja carregado desligado

Carregar o celular e usar ao mesmo tempo não compromete a eficiência da bateria. Você pode usar o aparelho a vontade. O único problema é que isto fará com que a bateria demore um pouco mais para carregar completamente.

Adaptado de Wonderful Engineering

1 comentários:

  1. Interessante, poderia acrecentar que outros carregadores não danificam a bateria ou celular, desde que seja na mesma voltagem.

    ResponderExcluir

 
Top