Poucas pessoas param para notar o quanto sobem e descem escadas e degraus em um dia. Entretanto, há algumas escadarias ao redor do mundo que marcam a vida das pessoas que têm a oportunidade de visita-las, tanto pelo que se vai encontrar ao final delas, quanto pela aparência, altura e complexidade da construção de seus degraus.

1 - Escadas de Flørli, na Noruega

Se você estiver na Noruega, pode visitar a trilha da Estação de Energia Flørli e se deparar com uma das, senão a escada mais sinistra do mundo. Mas por quê? Talvez porque ela tenha mais de 4,4 mil degraus. Ou porque ela leva a uma altura de quase 740 metros. Ou, talvez ainda, porque ela seja inteiramente feita de madeira, o que vai deixar sua adrenalina um pouco mais intensa a cada rangido que você ouvir e tremida que você sentir.

2 - Escada em espiral das Montanhas Taihang, China

Bem, a imagem aérea dessa escadaria localizada na cidade de Linzhou, nas Montanhas Taihang, ao sudoesta de Pequim, já fala por si só. Mas alguns dados reforçam o porquê de ela estar figurando nesta lista. São mais de 90 metros de altura de uma estrutura em espiral que completa 21 voltas ao redor do pilar central. Pra descer, “todo santo ajuda”, mas e pra subir? Haja fôlego…

3 - Escadas de Haiku, Hawaii

Quando você acha que viu a escada mais sinistra do mundo no item anterior, você se depara com essa de Haiku, em Oahu, no Hawaii, que também é conhecida como “Estrada para o Céu”. Ela foi construída durante a Segunda Guerra Mundial pela Marinha dos Estados Unidos como uma maneira de instalar fios para comunicação no alto dos morros. Feitas de metal e extremamente perigosas, as escadas de Haiku foram fechadas para visitação do público em 1987, por motivos de segurança. Segundo o site Travel and Leisure, elas assim permanecem até hoje, inclusive com um guarda no início para impedir que pessoas subam pela armação.

4 - Escadaria para o Inferno, Hashima, Japão

Nesta lista, nós já mostramos a “Estrada para o Céu” e agora apresentamos a “Escadaria para o Inferno”, como são conhecidos os degraus deste item. Eles ficam localizados na ilha industrial abandonada de Hashima e consistiam na principal via de passagem da colônia que morou e trabalhou na indústria local entre as décadas de 1950 e 1970. A aparência macabra gerada pelo abandono faz com o que a Escadaria para o Inferno seja uma das mais sinistras do mundo.

5 - Escadas Incas, Peru

Estreita, íngreme, úmida e irregular são algumas das características da escada que leva os turistas para Machu Picchu, a “Cidade Perdida dos Incas”. De um lado, há um paredão de pedra e, do outro, uma imensurável queda para o rio Urubamba. A escadaria é feita de pedras de granito e foi construída 500 anos atrás. Do alto de mais de 180 metros, pelo menos a vista é recompensadora.

Adaptado de Travel and Leisure

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top